Código: | MP1C10001 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DEI1 | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Luciano José dos Santos Baptista Pereira Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira |
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Corpo docente: |
António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos Augusto Luís de Brito Henriques Pinheiro Luciano José dos Santos Baptista Pereira |
Português
A Unidade Curricular Didáctica da Educação de Infância I contempla o desenvolvimento de saberes
integrados das áreas que se apresentam a seguir e implica a concepção e a organização de situações
pedagógicas no âmbito da Educação de Infância, em articulação com a prática pedagógica.
Deste modo, a área de didáctica da Língua portuguesa visa o aprofundamento dos processos de
aquisição e desenvolvimento da linguagem pelas crianças; a área de didáctica das Expressões congrega
(i) a expressão musical que tem como finalidade o desenvolvimento do sentido e da criatividade musical e a
experienciação e compreensão das qualidades dos fenómenos sonoros e musicais; (ii) a expressão
dramática que visa a iniciação à linguagem não verbal e ao jogo simbólico; (iii) a expressão físico-motora
que tem como finalidades essenciais o desenvolvimento das capacidades coordenativas e das habilidades
motoras rudimentares e fundamentais; (iv) a expressão plástica que visa desenvolver o sentido estético e
as capacidades criativas e críticas.
aprofundar aspectos teóricos e experimentais, essenciais à compreensão e apropriação
dos processos comunicativos nos períodos pré-verbal e verbal e salientar a importância destes períodos
para o desenvolvimento linguísticos das crianças.
O educador, enquanto gestor do currículo, toma decisões fundamentais sobre o acto educativo. A acção
educativa pressupõe o trabalho de observar, registar e planear propostas educativas e de acompanhar o
desenvolvimento das crianças, reflectindo e avaliando o seu trabalho constantemente.A importância da actividade motora no desenvolvimento do ser humano é indiscutível, assumindo um papel crucial, particularmente, durante a Infância. pela natureza própria das práticas dramáticas no contexto educativo, o estudo das
dimensões lúdica e pedagógica da experiência performativa multidisciplinar, fundamentais para o
desenvolvimento integral da pessoa
Os estudantes deverão ser capazes de planificar actividades pedagógicas integradoras, articulando as áreas
do saber em presença, de forma a alimentar a prática profissional.
A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais, bem como capacidades de planificação e avaliação pedagógica criando condições para que ocorram aprendizagens no âmbito da didática das expressões e da pedagogia-
.
Planificação de propostas pedagógicas integradoras, apresentando, de forma sustentada, estratégias de
desenvolvimento da linguagem pré-verbal e/ou verbal, articuladas com o desenvolvimento das expressões
(motora, musical, dramática e plástica).
Esta planificação deverá estar fundamentada de acordo com as opções realizadas em função do contexto,
dos princípios orientadores e da própria planificação (propostas pedagógicas).
Os trabalhos são individuais, podendo ser articulados por instituição educativa.
1 – Avaliação e classificação – ponderação
10% - Assiduidade/participação nas aulas da unidade curricular
90% - Trabalho individual
75%
Adragão, J. V. (1998). Língua Portuguesa Gramática de uso. Texto inédito. Setúbal: Escola Superior de
Educação de Setúbal, Departamento de Línguas. (não publicado)
Botelho, F. (2002). Educação para a Televisão e aprendizagem do Português- um estudo prospectivo. Tese
de doutoramento inédita, Universidade Aberta, Lisboa.
Costa, J., &, Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças.
Lisboa: Editorial Caminho.
Freitas, M.J., Alves, D., & Costa T. (2007). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência
fonológica. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral da Inovação e de Desenvolvimento
Curricular.
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